fbpx

Login

Técnicas culinárias saudáveis

Técnicas culinárias são a maneira como um cozinheiro ou uma equipe de cozinha prepara os alimentos. São inúmeros procedimentos realizados diariamente que podem tanto favorecer uma alimentação saudável quanto produzir pratos nocivos para a saúde dos consumidores. Por exemplo: como os legumes são cozidos, como as carnes são cozidas ou fritas, quantidade de sal, temperos usados, equipamentos usados na produção dos pratos. Nesta área você encontra uma série de orientações sobre técnicas culinárias saudáveis para aprimorar o trabalho em seu restaurante.


Temperos e ingredientes

A culinária brasileira é rica em temperos e muitos deles naturais, como ervas aromáticas. O uso desses ingredientes é recomendado, desde que o restaurante siga alguma regras importantes, inclusive as que especificam o tempero ideal para cada alimento e preparação.

Especiarias e ervas naturais

O uso de ervas e especiarias no preparo dos alimentos faz com que as refeições sejam mais saudáveis. É preciso saber o que você está usando e quando usar determinados produtos e também optar por produtos frescos, que reforçam a qualidade da comida produzida. O uso de bons temperos pode ser um fator importante de atração de clientes.

Saiba mais >


Ervas aromáticas

Ervas aromáticas são deliciosas. Potencializam o sabor de qualquer receita. Além disso, são perfeitas para chás. E são sensacionais para a saúde, pois reúnem antioxidantes, vitaminas e minerais. São também fáceis de cultivar e seu restaurante pode se diferenciar se começar a cultivá-las em pequenos espaços no estabelecimento.

Saiba mais >


Fuja dos caldos em cubos

Você já parou para analisar a composição de um caldo em cubo? O “caldo de carne” em cubo tem, por ordem de quantidade: sódio, gordura vegetal, amido, água, açúcar, alho, salsa, carne bovina, cúrcuma, pimenta-branca, realçadores de sabor glutamato de sódio e inosinato de sódio, aromatizantes, corantes caramelo III e urucum. E pode conter soja. Notou que carne mesmo quase não tem? E veja que o glutamato é considerado uma toxina, que pode matar células sadias do organismo. Você não quer que seus clientes comam isso, quer? Como fazer um bom caldo de legumes sem esses cubos?

Saiba mais >


Valorize ingredientes naturais

Alimentos industrializados podem ter ingredientes prejudiciais à saúde. Leve isso em consideração na hora de escolher os produtos que irá oferecer em seu restaurante. Muitos profissionais da alimentação acham que o consumidor quer apenas rapidez. Isso é falso. O consumidor valoriza a saúde. Troque produtos industrializados por ingredientes frescos e deixe que seu cliente saiba disso. Uma boa opção para começar é trocar o molho de tomate industrializado pelo natural. Veja como é simples!

Saiba mais >


Molhos naturais no lugar do sal

A recomendação de nutricionistas é evitar ao máximo o consumo de sal. Pensando nisso, que tal oferecer molhos naturais em seu restaurante? Eles podem ser uma ótima substituição do sal para temperar saladas e carnes! Veja abaixo duas opções fáceis de produzir.

Chimichurri >

Romesco >


O alho!

O alho possui propriedades benéficas para saúde. E deve ser utilizado da maneira correta. Alho frito, por exemplo, não tem valor nutricional algum. Aprenda como e promova uma alimentação mais saudável em seu restaurante!

Saiba mais >


O que é gersal?

Pare para pensar a quantidade de sal que as pessoas consomem por dia. Há sal em tudo, inclusive de modo oculto, especialmente porque o sódio é usado para conservar produtos industrializados. Sabia que até a água mineral tem sódio? Por isso, se o seu restaurante usar produtos substitutos, o consumidor vai agradecer. E não se esqueça de divulgar isso. Conheça uma boa opção.

Saiba mais >


Sobremesas e bebidas

É evidente que muitos clientes vão preferir um refrigerante a um chá ou outras preparações saudáveis. Outra boa parte vai demandar sobremesas como sorvetes ou pudins em vez daquelas produzidas com ingredientes naturais. Um restaurante saudável, no entanto, não deve desistir de assumir um papel educativo e oferecer alternativas. Refrigerantes e sobremesas prontas têm açúcar em excesso e isso gera ou agrava problemas de saúde nos consumidores. Aqui você vai encontrar preparações que você pode oferecer de modo alternativo aos clientes.

Sorvete de manga com coco

Uma opção de sobremesa feita com açúcar de coco.

Saiba mais >


Geleia de frutas vermelhas

frutas vermelhas

Geleia de frutas vermelhas, tanto para sobremesa como para decoração de pratos, com suco de maçã no lugar do açúcar.

Saiba mais >


Doce de tâmara com o próprio açúcar

A tâmara é considerada um alimento ideal. Numa emergência, comer apenas tâmaras basta para manter você alimentado. Além disso ela têm seu próprio açúcar, que não é nocivo ao organismo. Aqui você encontra uma receita de doce de tâmara que usa o próprio açúcar na composição saudável.

Saiba mais >


Mik shake de frutas vermelhas

Uma bebida que substitui refrigerantes ou sucos com muitas vantagens é este shake de frutas vermelhas com o açúcar das próprias frutas. Não basta fazer! É importante você mostrar ao cliente os ganhos que ele tem com essa preparação.

Saiba mais >


Sorbet de damasco e maracujá

Uma preparação gostosa e atraente, que usa pouco açúcar demerara para adoçar. Para que seu restaurante possa atrair sempre o público que busca este tipo de alimento saudável é importante que você divulgue e explique a preparação.

Saiba mais >


Banana com chocolate

Esta receita usa chocolate meio amargo em substituição aos chocolates ao leite, que têm mais açúcar. Como sempre, a comunicação ajuda você a informar as vantagens do alimento e mostrar que se preocupa com a saúde do consumidor.

Saiba mais >


Corte o açúcar das bebidas

Refrigerantes têm muito açúcar. Mesmo os dietéticos trocam o açúcar por adoçantes químicos. E todos têm ácido fosfórico, que prejudica ossos e dentes, pois funciona como um sequestrador de cálcio. Por isso, substituir refrigerantes pode ser uma boa estratégia para atrair clientes preocupados com a saúde. Veja esta opção.

Saiba mais >


Refrigerante faz mal?

Muitos ainda têm dúvidas sobre a capacidade de um refrigerante fazer mal à saúde. Quer ouvir um especialista? Você não precisa abolir os refrigerantes em seu restaurante se tem medo de perder clientes. Mas pode oferecer alternativas e comunicar como são benéficas.

Saiba mais >


Água mineral com sabor

A água com sabor tem um ótimo visual, além de ser muito saudável. Muitos restaurantes que estão focando no público que busca comida mais saudável estão disponibilizando essa água e dando a esse produto um lugar de destaque. E naturalmente, muitos clientes deixam o refrigerante de lado para escolher a água.

Saiba mais >


Preparações com gorduras

As preparações com gorduras também fazem parte da culinária brasileira. Entretanto, o exagero e o uso incorreto de gorduras, inclusive as trans, levou à explosão da obesidade e problemas como diabetes e hipertensão no país. Por isso, ao usar gorduras em suas preparações é preciso fazer isso com informações precisas sobre cada gordura, temperaturas e tempo de cozimento.


Pode aquecer o azeite?

É um mito que o azeite aquecido passa a ser uma gordura ruim. Deve-se seguir um modo de preparo para manter suas características. Fique atento para não errar no restaurante em que você trabalha!

Saiba mais >


Purê de batata sem leite

Muitos restaurantes produzem purê de batata com leite. Entretanto há muitos consumidores que são alérgicos a lactose e sequer sabem que o purê tem esse ingrediente. Além de avisar seus clientes sobre o leite no purê você também pode produzir um purê sem leite ou manteiga, comunicando essa preparação.

Saiba mais >


Melhor manteiga para cozinhar

Existem muitas marcas e tipos de manteiga. Para usá-las em preparações na cozinha é preciso compreender as diferenças e os tipos ideais para o que você quer fazer.

Saiba mais >


Gorduras boas

O ser humano precisa de gorduras em sua alimentação, inclusive para o bom funcionamento do cérebro. Entretanto, as gorduras boas são a melhor opção para, uma vez que não causam transtornos ao organismo. Veja um exemplo de um prato saudável feito com gorduras boas.

Atum selado >


Gorduras trans já são proibidas

O consumo de gordura trans não é recomendado pelos nutricionistas. Aliás, em muitos países usar gordura trans em restaurantes ou mesmo em casa já é proibido. É importante que você saiba quais alimentos possuem esse componente e comece a tirar isso da sua cozinha. Mais importante ainda é comunicar aos seus clientes que o seu restaurante já baniu a gordura trans.

Saiba mais >


Técnicas que ajudam na cozinha

Uma das principais causas de câncer é uma alimentação ruim. Ainda que os ingredientes e alimentos possam ser bons, saudáveis e estejam na validade, preparações ruins, deficientes, com excesso de óleo, gorduras, sal ou açúcar, acabam minando a resistência do organismo. Aqui você conhece técnicas que ajudam a eliminar esses erros no seu restaurante.


Erros nas preparações

Laurent Suaudeau, um cozinheiro francês radicado no Brasil, que hoje dirige uma escola de gastronomia, assinala que muitos erros nas cozinhas dos restaurantes se deve à desinformação dos cozinheiros. Aqui você encontra algumas dicas para evitar esses erros.

Saiba mais >


Limite as frituras ao mínimo

forno-combinado

Restaurantes de ponta, reconhecidos mundialmente pela qualidade de suas preparações, já reduziram as frituras ao mínimo. Muitos investem, inclusive, em equipamentos como fornos combinados para cozinhar bifes, legumes e até batatas palitos sem fritura, com mais sabor e eficiência. Fritar os alimentos não é a maneira mais indicada quando falamos de alimentação saudável. Veja aqui outras formas de preparo que seu restaurante pode usar e garantir pratos mais saudáveis.

Saiba mais >


O churrasco é saudável?

O churrasco é uma mania nacional, especialmente nos finais de semana, inclusive em restaurantes. Há dois problemas com o churrasco que seu restaurante pode ajudar a resolver. Excesso de consumo de carne com sal e a fumaça da preparação.

Saiba mais >


Não prive seus clientes de feijão

como-fazer-feijoes-saudaveis

Você pode surpreender seus clientes preparando um feijão que não vai provocar desconforto abdominal provocado por gases. O feijão é muito útil para a alimentação, pois tem nutrientes importantes. E muitas pessoas os evitam justamente por produzirem gases em excesso. Há uma forma de fazer feijão livre desse desconforto.

Saiba mais >