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Preparos culinários saudáveis

Pouca gente se preocupa com a maneira como os pratos dos restaurantes são preparados. Entretanto, essas técnicas culinárias, quando mal empregadas, podem produzir comida nociva à saúde do consumidor. Uma alimentação que vai agravar problemas de saúde como hipertensão, diabetes ou mesmo câncer. Nesta área você encontra informações para compreender melhor a importância das técnicas culinárias saudáveis e como reconhecê-las nos restaurantes que você frequenta.

Técnicas culinárias

Técnicas culinárias previnem doenças?

Será que podemos prevenir o câncer usando técnicas diferentes de preparo dos alimentos? A forma de armazenar os alimentos pode influenciar na sua saúde? Escolher restaurantes que utilizam técnicas culinárias saudáveis é um fator determinante para evitar doenças.

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Saiba o que é o ponto de fumaça

Cada tipo de gordura tem uma temperatura limite para ser usada. Acima dessa tenperatura a gordura começa a queimar e se torna nociva ao organismo. Entenda as diferenças e use esses ingredientes de modo a não prejudicar sua saúde. E vale a pena também observar como esses ingredientes são usados em seu restaurante favorito.

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Como usar o azeite sem queimar

O Chef Alex Atala mostra em uma receita de bacalhau como usar o azeite evitando o ponto de fumaça em todas as suas preparações. Uma técnica simples que garante uma comida saudável.

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O churrasco é saudável?

O churrasco é uma mania nacional, um prato obrigatório em lares em todo o país, especialmente aos finais de semana. E inclusive em restaurantes. Essa técnica de fazer carne é saudável? Saiba que a fumaça gerada no preparo do churrasco é sim prejudicial à saúde. O ponto da carne também pode influenciar a qualidade do preparo para a saúde.

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Como preservar os nutrientes dos vegetais

O preparo e armazenamento correto de vegetais é muito importante para que os nutrientes sejam preservados. Assim, você garante todos os benefícios desse alimento super saudável. Veja como reconhecer vegetais cozidos adequadamente e leve isso em conta na hora de escolher os restaurantes onde vai comer.

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Feijões saudáveis

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Muitas pessoas deixam de comer feijões em função de problemas digestivos. A principal reclamação é que os feijões produzem gases em excesso e ninguém quer esse problema, especialmente quando está fora de casa, trabalhando. No entanto, os feijões são importantes para a nossa alimentação podem ser preparados de uma forma a evitar a formação de gases. Sabia?

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Ingredientes e temperos

Especiarias e ervas naturais são saudáveis

Você sabia que temperos naturais fazem bem à saúde? Além de tornarem a alimentação mais prazerosa e convidativa, esses ingredientes, quando bem utilizados, podem fazer muito bem à saúde.

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Uma aula breve sobre especiarias

Via de regra usamos poucas especiarias na cozinha e isso se deve a desconhecimento. Normalmente temos a pimenta do reino e só. O universo das especiarias é muito amplo e vale a pena conhecê-lo melhor. Inclusive para aprender o que comer fora de casa.

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Um antibiótico natural

O alho brasileiro é um dos mais saudáveis do mundo. Consumir alho em preparações saudáveis torna o alimento mais benéfico para o organismo. Inclusive quando comemos fora de casa. Você só tem que evitar aquele alho torrado usado em algumas preparações e para temperar saladas.

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Por que o tomilho faz bem?

O tomilho tem múltiplas aplicações. Combina com carnes vermelhas, frangos, peixes, legumes, molhos, sopas e até feijão. É considerado uma planta medicinal, podendo ser usado de diversas formas para garantir saúde e bem estar.

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Benefícios do gengibre

O gengibre tem muitas aplicações e muitos benefícios. É auxiliar na perda de peso, combate gases e azia, atua como anti-oxidante e anti-inflamatório, melhora náuseas e vômitos, protege o estômago contra úlceras, ajuda a prevenir câncer cólon-retal e até ajuda a regular a pressão arterial.

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Pimenta do reino é saudável?

A pimenta do reino é muito usada no Brasil e no mundo. É considerada um nutracêutico, ou seja, um alimento que traz benefícios à saúde. É anti-inflamatória, melhora a absorção de alguns alimentos e ativa o sistema circulatório. Entretanto, há cuidados que você deve ter em relação a seu consumo, especialmente pessoas com problemas como gastrites.

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Açúcar e sal

O sal refinado pode ser substituído

O sal refinado está associado a muitas doenças, especialmente hipertensão. No Brasil temos um consumo muito elevado de sal, que é o dobro da média mundial. Você sabia que há alternativas saudáveis ao sal comum?

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Molhos naturais não dão trabalho

Os molhos com ingredientes naturais podem substituir o sal excessivo das preparações prontas. Um molho natural para salada, por exemplo, pode ser uma ótima opção. Observe como eles podem estar presentes também nos restaurantes.

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Molhos naturais para carnes

As carnes também podem vir acompanhadas de molhos feitos com ingredientes naturais, que vão ajudar a preservar a saúde. Claro que você precisa se lembrar que carnes é algo que devemos comer de modo moderado. Com um bom molho natural é tudo de bom.

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Estes aqui você deve evitar

Temperos e caldos industrializados entra na categoria perigosa de alimentos ultra processados. Você tem que se livrar disso. Sabemos que caldos e temperos prontos são cheios de conservantes e sódio. Você sabe se o restaurante que você frequenta utiliza esse tipo de produto? Não custa perguntar. Se usa você pode sugerir que mudem a abordagem ou buscar uma opção mais saudável. Veja uma receita de um caldo de legumes simples, que pode ser usado no dia a dia.

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Alimentos in natura x processados

O uso de produtos processados e ultra processados como milho, seleta de legumes, atum enlatado, cogumelos, azeitonas, presunto, salame, linguiça, bacon, salsicha e outros pode conferir grande quantidade de sódio e açúcar à sua alimentação sem que você perceba. Fique atento aos restaurantes que você costuma frequentar, pois é indicado que usem somente ervas e especiais naturais.

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Açúcar é a base de ultra processados

A escolha de alimentos in natura é sempre preferível, visto que não sabemos quais ingredientes foram usados em produtos industrializados para sua conservação. Um ingrediente muito comum usado na conservação desses produtos é o açúcar. Assim, sem saber, você consome muito açúcar ao consumir esses produtos. Fique atento se o restaurante que você frequenta usa produtos naturais ou processados. Veja aqui uma receita simples de molho de tomate que pode substituir o industrializado.

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Como diminuir o açúcar no café

O açúcar no cafezinho pode parecer pouco. Mas quando você consome 3, 4, 5 xícaras de café por dia, essa quantidade de açúcar se torna excessiva. Uma boa dica é diminuir o açúcar no café aos poucos e ir apreciando o sabor. Até conseguir eliminar o açúcar por completo. Veja esse depoimento no vídeo e inspire-se!

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Sucos ou refrigerantes?

Que o refrigerante é prejudicial à saúde, todos sabemos. Será que os sucos realmente são bons substitutos? Os restaurantes que você costuma ir oferecem outras opções? Há alternativas como o kombucha, que além de melhorar sua flora intestinal tem um sabor naturalmente gaseificado.

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Como os refrigerantes afetam você

Os refrigerantes possuem não só açúcar em sua composição. Também levam cafeína. Dessa forma tornam-se altamente viciantes. Não bastasse isso já foi comprovado que os refrigerantes causam aumento de peso e diabetes, enfraquecimento dos ossos e dentes, pedras nos rins, aumento da pressão arterial e até câncer. Seu restaurante favorito tem alternativas?

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Água aromatizada

Uma ótima opção para substituir refrigerantes e sucos em suas refeições é a água aromatizada. Pode ser com limão, morango, hortelã e até pepino. O restaurante que você frequenta pode oferecer essa opção saudável sem grandes investimentos.

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Doces naturais

Sorvete de manga com coco

Este sorvete pode ser feito com baixas quantidades de açúcar de coco. Uma opção que todo restaurante pode implementar.

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Geleia de frutas vermelhas sem açúcar

O suco de maçã natural pode ser uma ótima alternativa para substituir o açúcar na produção de geleias. Uma criação do Chef Renato Caleffi própria para restaurantes.

Veja esta receita >


Doce de tâmara

Para muitos, a tâmara é o alimento completo. Um sábio já disse que se você tem apenas tâmaras para comer durante uma travessia do deserto, vai conseguir chegar a seu destino. Esta receita de doce de tâmara usa o próprio açúcar da fruta.

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Milk shake natural

Sim, há os milk shakes industrializados. A esta altura você já sabe que deve evitá-los. Milk shake natural de frutas vermelhas sem nenhum açúcar e sem leite. Uma receita fácil de fazer.

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Sorbet de damasco e maracujá

Usando damasco, suco de laranja e baixa quantidade de açúcar demerara, você tem uma receita de sorbet que pode ser implementada em casa ou até por restaurantes.

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Banana com chocolate

Usando uma barra de chocolate meio amargo você pode criar uma sobremesa diferente com banana.

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Gorduras

Óleos e gorduras são necessários?

O ser humano necessita consumir óleos e gorduras. Esse consumo deve ser feito de forma adequada e equilibrada para garantir a absorção de vitaminas. Quais tipos de óleos e gorduras são ideais?

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Óleos para cozinhar

Existem várias opções de óleos para cozinhar, assar, grelhar. Azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, banha. Como usar cada uma dessas alternativa?

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Azeite serve para cozinhar?

Sempre ouvimos dizer que o azeite não deve ser usado para preparação de pratos quentes, apenas no preparo de saladas. Será verdade? Os restaurantes que você frequenta utilizam azeite ou outro tipo de gordura para cozinhar?

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O que é ponto de queima da gordura?

Você sabe como deve esquentar a gordura na hora de cozinhar? Cada tipo de gordura tem um ponto de queima. É importante não ultrapassar esse limite.

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Melhor manteiga para cozinhar

Existem vários tipos de manteigas e algumas mais indicadas para a cozinha. Mesmo para esses tipos é preciso observar a temperatura ideal para uso, que não é muito alta.

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Azeite, manteiga e creme de leite

Algumas preparações usam diferentes tipos de gordura em diferentes momentos, como manteiga, creme de leite e azeite

Atum selado >


Purê de batata com leite de amêndoas

Em muitos restaurantes, especialmente os de apelo popular, o purê de batatas recebe leite em sua composição. É possível usar a gordura saudável do leite de amêndoas nessa preparação.

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Bacalhau confitado no azeite

Azeite e bacalhau são ingredientes seculares nas cozinhas portuguesa e espanhola. Para confitar você vai cozinhar o bacalhau em azeite a uma temperatura ao redor de 80º. Lembre-se de que o ponto de fumaça do azeite é 160º.

Bacalhau confitado >


Aprenda a identificar a gordura trans

Existe gordura trans encontrada naturalmente em produtos de origem animal, como carnes e leites. Contudo, trata-se de uma dose ínfima. Quando o assunto são os males causados pela gordura trans, a totalidade tem a ver com a versão hidrogenada dessa gordura, criada pela indústria. A gordura trans abala nosso perfil lipídico, elevando os níveis de colesterol. Por isso é importante que você reconheça essa gordura e a evite completamente.

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