fbpx

Login

Para Profissionais

Para profissionais de restaurantes

Nós sabemos que o dia a dia dos profissionais de restaurantes é pesado. Existem as escalas de trabalho. Horários de picos. E muita correria. E ainda assim grande parte dos profissionais que atuam em restaurantes não percebeu o novo papel da alimentação fora do lar.

Assim como um profissional de saúde que trabalha em hospitais ou clínicas, o profissional de restaurante também impacta a saúde das pessoas. E olha que impacto pode ser tanto positivo quanto negativo.

Assim, para que o consumidor consiga conciliar alimentação gostosa e também saudável, é muito importante que os restaurantes ofereçam alimentos saudáveis. E, claro, toda uma prática de procesos adequados e saudáveis para produzir alimentos em um ambiente voltado também para a saúde.

Entendeu a importância do seu papel?

Quer saber como fazer isso?

Claro que de nada adianta o consumidor fazer boas escolhas para a saúde e não conseguir encontrar essas alternativas nos restaurantes que frequenta. Com a vida corrida que temos, muitos acabam comendo qualquer coisa apenas porque não têm escolhas mais adequadas.

E isso é muito ruim, para todos !

É por essa razão que estamos atuando para mostrar que os restaurantes têm também a valiosa missão de preparar e disponibilizar alimentação que, além de bonita e gostosa, contribua também para a saúde do consumidor.

As pessoas que trabalham e comem fora com mais frequência são as que mais precisam desse apoio. Porque trabalhar e comer fora é algo comum a milhões de pessoas, independente de sua idade, sexo, vida social e condição econômica.

Missão da alimentação saudável

A missão de produzir comida saudável em restaurantes é desafiadora. Isso porque alimentação saudável diz repeito a muita coisa: escolha de alimentos e ingredientes adequados à saúde, preparo adequado dos alimentos, cuidados com higiene, cuidados com a disponibilização da comida.

Mas o que servir?

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira

Você que é profissional de restaurante já conhece o “Guia Alimentar para a População Brasileira”?

Esse guia, publicado pelo Ministério da Saúde, define com muita clareza e simplicidade os melhores alimentos para os brasileiros que podem prevenir problemas de saúde como obesidade e doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas do coração e alguns tipos de câncer.

Você consegue entender a importância do profissional de restaurantes nesse contexto?

Recomendações

O guia recomenda uma alimentação com boa variedade de alimentos de origem vegetal como legumes, verduras e grãos, especialmente os integrais, além de feijões e frutas.

O Guia não propõe a eliminação das carnes vermelhas. Apenas recomenda moderação no seu consumo.

A proteína de origem animal tem o seu lugar na alimentação equilibrada, apenas não deve ser o principal componente do prato saudável.

Ingredientes

E vamos falar de ingredientes?

Eles são a base de todo prato, então é preciso considerá-los na origem. Isso porque está fartamente demonstrado em pesquisas científicas que alguns ingredientes são altamente benéficos para a saúde e outros são prejudiciais.

Quer ver alguns exemplos? O sódio, muito presente no sal de cozinha, os açúcares e as gordura trans. Felizmente existe um lado positivo também no que diz respeito a ingredientes. Alguns tipos de óleos e gorduras são mais recomendados e certos temperos são altamente benéficos para a saúde como o açafrão, canela e alho, entre outros.

Tema de interesse de consumidores

Esse é um tema que atrai o interesse de mais e mais pessoas todos os dias. Isso não se limita a nutricionistas e médicos. Os consumidores também estão investigando esses temas.

Isso é suficiente para mostrar que os profissionais que trabalham em restaurantes precisam conhecer o impacto dos ingredientes na saúde e na vida das pessoas. E começar a preparar refeições e lanches aplicando esses novos conhecimentos!

Nosso objetivo é levar informações valiosas aos profissionais de restaurantes, sejam eles gerentes, chefs, cozinheiros e seus ajudantes. Tanto em nosso site quanto nas diversas mídias digitais do Restaurante Saudável os profissionais do setor vão encontrar informações úteis e dicas para desenvolver um aprendizado sobre esses temas. E assim poder transformar a alimentação oferecida por seu restaurante para atrair mais clientes preocupados com a saúde.

Culinária

Preparação dos alimentos
A preparação dos alimentos é crucial

Todo profissional de restaurante sabe que a culinária, o modo de preparo da comida, acaba sendo um fator decisivo na qualidade do que é servido.

Quer ver um exemplo?

Mesmo uma carne magra, excelente, fresca, pode ser totalmente comprometida ser for preparada com excesso de óleo. Ou ainda: legumes, quando muito cozidos, praticamente se desintegram e perdem nutrientes importantes, tornando-se, inclusive, pouco atraentes ao consumo.

Por isso, não basta pensar na qualidade dos ingredientes. É preciso cuidar dos processos sobre como os alimentos são preparados. Ajustando suas técnicas culinárias para uma alimentação mais saudável você vai atrair mais aquele tipo de consumidor que está focado na saúde. E muitos estão!

Então, além de orientar os consumidores sobre o que são pratos saudáveis, vamos oferecer aos profissionais de restaurantes ideias, dicas e receitas para a construção de um cardápio inovador, que garanta a saúde das pessoas e atraia clientes.

Um parceiro

O site Restaurante Saudável quer ser um parceiro para os restaurantes do Brasil. Nosso objetivo é dar aos profissionais dos estabelecimentos informações preciosas sobre o que é preciso fazer para melhorar sua avaliação e atrair mais clientes.

Se as pessoas estão questionando aspectos de higiene de seu estabelecimento, que tal verificar o que está ocorrendo? Observe as avaliações. Veja os comentários. E use essas informações a seu favor.

E a custo zero!

Veja mais: