fbpx

Login

Ofertas para necessidades especiais

O Guia Alimentar da População Brasileira fala sobre a necessidade do restaurante estar alinhado com a atualidade, como os problemas de saúde que acometem a população. Assim, este tópico considera as condições de saúde mais preocupantes da população, como as doenças crônicas não transmissíveis, além de alergias, intolerâncias e algumas opções alimentares muito comuns, visando atender também estas pessoas. Nesta área você encontra informações sobre a importância de um cardápio que contemple estas necessidades especiais, mesmo que seu restaurante tenha um especialização.


Pontos de encontro

Os restaurantes são pontos de encontro e, por isso, sempre existirão pessoas em grupos que precisarão de uma alimentação especial em função de alguma necessidade ou dieta voluntária.


O que são ofertas especiais?

É importante que você considere que restaurantes são ponto de encontro. Por isso, grupos de pessoas se reúnem ali, seja para trabalhar, passar o tempo ou conversar. Nesses grupos há sempre pessoas com alergias, problemas de saúde ou dietas voluntárias que precisam ser atendidas. Assim, é importante criar opções para necessidades especiais.

Saiba mais >


Vegetarianos & Veganos

Veganos e vegetarianos são grupos de consumidores diferentes, que crescem de modo significativo nas cidades. Por isso conhecer suas necessidades pode representar mais clientes para seu restaurante.


Você sabe a diferença?

Há um grupo crescente de consumidores que optou por dietas vegetarianas ou veganas. São pessoas exigentes e conscientes da importância da alimentação para a saúde. Se o seu restaurante não tem como atendê-las, você está perdendo mercado. Entenda as diferenças.

Saiba mais >


Produtos que enganam

Os veganos não consomem nenhum alimento ou ingrediente de origem animal. Em restaurantes que servem carnes como frango ou peixe ou mesmo leite ou ovos, esse consumidor vai querer saber se você separa os utensílios usados nas preparações para veganos. Por isso, é importante conhecer produtos que parecem uma coisa e são outra.

Saiba mais >


Alimentação vegetariana é saudável?

Uma campanha publicitária de uma churrascaria procurou vender a imagem do vegetariano como uma pessoa doente. Isso é verdade?

Saiba mais >


Alérgicos

Os alérgicos são um grupo crescente na sociedade. Há sempre consumidores de restaurantes alérgicos a ingredientes como leite, soja, amendoim, frutos do mar, gergelim e muitos outros. Por isso, até por razões de segurança, sua equipe de cozinha precisa compreender as principais alergias alimentares e informar o consumidor quando você usar algo que ele não possa reconhecer.

Alergia ou intolerância: qual a diferença?

Leite não

Saber a diferença entre alergia e intolerância a glúten ou lactose, por exemplo, é muito importante para garantir a segurança dos consumidores do restaurante onde você trabalha. E também a segurança do próprio estabelecimento.

Saiba mais >


Alergia e intolerância ao glúten

O restaurante que você trabalha tem opções para alérgicos ou intolerantes ao glúten? Esses itens ficam bem explicados no menu ou buffet? Você sabe se os produtos usados em suas preparações contêm algum agente que cause alergia ou intolerância? Você saberia informar isso ao seu consumidor? Estas são perguntas que você precisa responder antes de abrir as portas.

Saiba mais >


Diabetes

Estima-se que algo entre 6% e 9% da população brasileira já sofra de algum dos 2 tipos de diabetes. O tipo 2, o mais comum, está diretamente relacionado a má alimentação e consumo excessivo de gorduras e açúcar. Trata-se de um público que tem vida quase normal em função das medicações disponíveis, daí porque é comum que eles frequentem restaurantes.


O que é diabetes?

Profissionais de restaurantes precisam conhecer essa doença e a importância de cuidados adicionais quanto o assunto é preparar comida para esse público.

Saiba mais >


5 dicas para diabéticos

Estas dicas foram pensadas pra orientar diabéticos. Entretanto você pode usá-las para orientar a produção de comida em seu restaurante. Seja para atender esse público ou para produzir uma alimentação que não gere novos casos da doença.

Saiba mais >


Sociedade de Diabetes esclarece dúvidas

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) esclarece diversas dúvidas sobre a doença. O que um diabético pode ou não consumir. Para um profissional de restaurantes esta é uma informação valiosa, que pode apoiar o atendimento aos clientes.

Saiba mais >


Alimentação com fibras

Os diabéticos necessitam de uma alimentação com fibras. Não apenas eles. Qualquer pessoa normal, que não queira desenvolver uma diabetes também. Por isso seu restaurante pode pensar preparações com esse componente para agradar tanto o cliente diabético quanto o que busca uma alimentação mais saudável. Um exemplo é este cuscuz marroquino.

Saiba mais >


Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morram por ano de doenças cardiovasculares. Isso representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda, com o o Brasil. Uma das principais causas dessas mortes é uma alimentação desequilibrada.


Alimentação e doença cardiovascular

A alimentação tem uma responsabilidade direta no surgimento ou agravamento de doença cardiovasculares. Saiba mais sobre a importância da alimentação para prevenção e controle dessas doenças e planeje boas opções para seu restaurante.

Saiba mais >


Hipertensão e alimentação

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é a elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Ela é considerada alta quando atinge valores acima de 12 por 8. Causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso, é uma doença silenciosa e totalmente relacionada ao estilo de vida alimentar. Por isso você deve conhecer as causas e as melhores recomendações para preparar seu restaurante para esse público.

Saiba mais >


Colesterol alto e alimentação

Outra doença provocada por uma alimentação inadequada é o colesterol alto, que pode resultar em problemas cardíacos graves. Consumo como gorduras trans, presentes hoje em dia em quase tudo que é industrializado, é uma das causas. Entenda melhor esse problema e veja como seu restaurante pode apoiar consumidores que buscam alimentos saudáveis para prevenir ou combater essa doença.

Saiba mais >


Triglicérides elevados

Os triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo. Servem como uma reserva de energia. Se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde. Há muitas pessoas com esse tipo de problema e que demandam alimentação especial. Você pode atendê-las?

Saiba mais >


Câncer

Há muitos tipos de cânceres que são decorrentes de uma má alimentação. Essa doença pode surgir em função do alto consumo de bebidas alcoólicas, alimentos contaminados por aflatoxinas (que podem estar presentes em grãos e cereais mofados), alimentos salgados como carne de sol, charque e peixes salgados e até em embutidos como salsichas, presunto e salames.

Como reduzir os riscos de câncer

Muitas pessoas acreditam que o câncer é uma fatalidade. Entretanto é possível sim reduzir os riscos de câncer em função de uma dieta mais equilibrada e com menos produtos industrializados. Entenda os produtos que podem deflagrar a doença e comece a retirá-los do cardápio. E não se esqueça de comunicar isso aos consumidores. Eles vão apreciar os cuidados.

Sabia mais >


O câncer pode ser prevenido

O câncer é uma doença devastadora e perigosa. Enfrentá-la quando já se manifesta é uma tarefa complexa, cara e demorada. Por isso, a prevenção pode livrar a pessoas de processos dolorosos e demorados. Seu restaurante pode ajudá-las nessa tarefa. Veja dicas para evitar a doença e planeje como implementá-las em seu cardápio. Você vai conquistar clientes fiéis.

Saiba mais >


Dicas do INCA

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma instituição especializada no atendimento a pacientes com essa doença, também responsabiliza a alimentação equivocada como causa de muitos tipos de cânceres. Entenda melhor a visão do INCA e saiba como agir em relação a seu cardápio.

Saiba mais >


Câncer e prevenção

Seu restaurante pode ter um papel ativo no apoio ao consumidor em relação a essa doença tão grave que é o câncer. Adote medidas preventivas e comunique isso ao consumidor. Mais uma entidade especializada, o Hospital de Câncer de Barretos, mostra como a prevenção alimentar pode prevenir vários tipos de câncer. É hora de você passar seu cardápio por um pente fino.

Saiba mais >