fbpx

Login

O que é Restaurante Saudável?

O que é Restaurante Saudável

O que é?

Restaurante Saudável é uma inovação da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS). O objetivo é promover uma alimentação saudável especialmente para aquelas pessoas que trabalham fora de casa. E por causa disso precisam fazer uma ou mais refeições do dia em restaurantes, na rua, no shopping, ou mesmo em um restaurante de empresa.

Por que isso é importante?

As pessoas que comem fora de casa dependem da qualidade da refeição servida por restaurantes para ter uma alimentação saudável. Em consequência disso, quando estimulamos consumidores e donos de restaurantes a reconhecer e promover a alimentação saudável, ajudamos a melhorar a alimentação das pessoas fora de casa.

Isso porque está mais do que provado que uma alimentação ruim, desequilibrada, com ingredientes pouco saudáveis, contribui para problemas graves de saúde. Que tanto podem ser obesidade, hipertensão, diabete tipo 2, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Este projeto busca alcançar dois tipos de públicos. Entenda quais são.

consumidores-restaurante-saudavel-2

Consumidores, usuários de restaurantes.

Muitos acreditam que quando vão a um restaurante devem se limitar aceitar aquilo que está no cardápio e da forma como é oferecido. Mas, pode ser diferente. Porque se houver demanda os restaurantes vão oferecer alternativas para  escolha! E você pode fazê-las! Dessa forma, esteja você no restaurante da empresa, no restaurante conveniado, nas lanchonetes ou mesmo no fast food será possível fazer escolhas que vão trazer bons impactos na sua saúde a curto, médio e principalmente a longo prazo.

Por isso, estamos informando, conscientizando e estimulando os consumidores, usuários de restaurantes, a fazerem escolhas apropriadas e saudáveis quando se alimentam fora de casa, ou quando compram refeições prontas para entrega em casa.

profissionais-restaurante-saudavel

Profissionais de Restaurantes

Nosso trabalho tem foco também nos profissionais que atuam em restaurantes. E que muitas vezes seguem padrões fixados há muito tempo, sem quaisquer questionamentos. Assim, nosso objetivo também é motivar essas pessoas para que preparem e sirvam refeições sadias, saborosas e ricas do ponto de vista nutricional. E não apenas gostosas ou simplesmente bonitas.

E para alcançar esse objetivo é importante que esses profissionais saibam como estão sendo avaliados pelo público. Uma avaliação que não se limite ao “gostoso” ou “bonito”, mas que também considere 5 quesitos que definem o que é uma alimentação saudável.

Quer saber mais sobre os fundamentos e objetivos desse programa? Clique aqui e assista o nosso vídeo.

como-funciona-restaurante-saudavel-2

Como Funciona ?

Criamos o site Restaurante Saudável e páginas nas redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Linkedin. O objetivo é estimular as pessoas que frequentam restaurantes em seu dia a dia a cadastrar e avaliar esses estabelecimentos segundo critérios objetivos de alimentação saudável.

Assim, o site conta, ainda, com um aplicativo Restaurante Saudável (inicialmente apenas para Android). Dessa forma os consumidores desse serviço poderão cadastrar e posteriormente avaliar os estabelecimentos que mais usam em seu dia a dia.

Uma vez cadastrado, o estabelecimento poderá ser avaliado por outras pessoas que frequentam o restaurante. E, dessa forma, os restaurantes começam a receber notas por suas práticas de alimentação saudável. As avaliações  permanecem no site, visíveis para todos, criando assim um movimento que vai premiar com melhores notas aqueles restaurantes que se preocupam em atender critérios de alimentação saudável e sustentável para seus consumidores diários.

Como consequência, essas notas vão servir para que os donos de restaurantes e os profissionais que atuam nesses estabelecimentos entendam onde podem melhorar seus serviços. Isso para que o estabelecimento conquiste uma sólida presença como restaurante saudável. E com isso atraia mais clientes.

É um ganha-ganha!

A avaliação é sempre feita segundo a categoria do restaurante e na região onde esse restaurante está inserido. Você pode cadastrar os estabelecimentos que frequenta em qualquer cidade do Brasil. E para participação no Prêmio Restaurante Saudável vamos focar, inicialmente, em estabelecimentos das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

quem-participa-restaurante-saudavel-2

Quem Participa ?

Qualquer pessoa pode cadastrar ou avaliar um restaurante.

Para garantirmos a credibilidade de nosso projeto, não há como cadastrar ou avaliar um restaurante de modo anônimo. Você precisa se cadastrar no site. Uma vez cadastrado, seu e-mail será confirmado.

Dessa forma, ao se cadastrar você gera um perfil no site. Assim, por meio desse perfil você verá como estão sendo avaliados os restaurantes que você cadastrou e poderá receber mensagens de outros usuários. Ou seja: o Restaurante Saudável funciona como uma rede social saudável, onde as pessoas podem interagir a partir de seus cadastros e avaliações.

Por causa disso você conseguirá acompanhar sempre a evolução dos restaurantes que frequenta e fazer as melhores escolhas para a sua saúde.

Prático, não?

Restaurante Saudável é um guia dinâmico para a alimentação saudável. Use-o sempre!

É importante que as pessoas se lembrem que os restaurantes são negócios que geram renda e emprego. Portanto, nosso objetivo é o de estimular esses estabelecimentos a adotarem práticas de alimentação saudáveis.

as-categorias

As categorias

Os restaurantes são agrupados e listados por categorias. E são os consumidores que fazem os cadastros dos estabelecimentos. O importante é que a categoria predominante seja a que vai definir o estabelecimento para efeito de comparação com outros estabelecimentos.

Definimos inicialmente estas categorias:

  • A la carte

    • O principal serviço se dá por meio de um cardápio.
  • Fast Food

    • Aqui entram casas como as tradicionais McDnalds, Burger King, Subway e também hamburguerias e até lojas como Giraffas, Spoleto, e outras similares.
  • Padarias & Lanchonetes

    • Muitas padarias, lanchonetes e bares servem refeições seja por meio de cardápios ou até por meio de self service no horário do almoço. Mesmo que tenha serviços como A la carte ou Self Service, o ideal é listá-las nesta categoria.
  • Quilo

    • É o tradicional serviço de self service com peso do prato.
  • Restaurante de Empresa

    • São restaurantes dentro de empresas, exclusivos dos empregados daquela empresa.
  • Restaurante Gourmet

    • São restaurantes sofisticados, que normalmente têm  serviço A La Carte, mas por sua sofisticação não podem ser comparados a outros restaurantes mais cotidianos.
  • Self Service (Buffet)

    • Este restaurante tem um buffet onde você pode ser servir à vontade e a comida não é pesada. Algumas casas associam este serviço a um menu. 
  • Vegetariano-Vegano

    • São casas específicas de comida vegetariana ou vegana. Há casos de serviço em forma de Buffet, por Quilo e até A La Carte. Por sua especificidade devem ser agrupados numa só categoria.
  • Outros

    • Aqui entram opções que não foram contempladas acima.

avaliacao-restaurante-saudavel

Avaliação

É importante que você perceba que não estamos avaliando restaurantes sobre se a comida é “gostosa” ou “bonita”. Há vários guias que fazem esse tipo de trabalho com muita competência. O que buscamos é avaliar restaurantes do ponto de vista da alimentação saudável, que ajude a manter a saúde dos consumidores.

É claro que uma comida saudável, feita com ingredientes de qualidade, sem riscos para a saúde, tende a ser também muito gostosa. Mas essa é outra história.

Para isso, definimos 5 quesitos que você deverá ter em mente quando for avaliar um restaurante:

  • Higiene e segurança alimentar

  • Qualidade de alimentos e ingredientes

  • Cardápio com alternativas especiais

  • Prática de culinária saudável

  • Comunicação para a saúde

Você vai dar de 1 a 5 estrelas para cada um destes quesitos. Por essa razão é importante que você conheça a casa que está avaliando. Não é possível avaliar desta forma um restaurante que você não frequenta ou nunca visitou. Isso não seria viável.

Ao final, o site Restaurante Saudável fará a média das notas e publicará uma nota geral, que vai servir como referência sobre a qualidade da alimentação servida no estabelecimento. Isso, claro, segundo as avaliações feitas pelos consumidores.

É claro que quanto mais avaliações um estabelecimento tiver, mais realista e confiável será a nota do estabelecimento.

Você pode saber mais sobre cada quesito clicando aqui.

 

Veja mais: