fbpx

Login

Entendendo a alimentação saudável

Alimentação saudável depende de escolhas simples de fazer e que exigem disciplina. O que você tem a ganhar? Um futuro livre de doenças graves como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e várias outras. Precisamos nos livrar daquela tendência de tratar do problema somente quando ele aparece. Isso porque quando essas doenças aparecem, muitas vezes já é tarde demais. Aqui você compreende melhor o conceito de alimentação saudável dentro e fora de casa.


O que é comida de verdade?

O ser humano tem uma longa trajetória alimentando-se de “comida de verdade”. Nas últimas décadas essa comida de verdade vem sendo substituída por alimentos processados e ultra processados, que fizeram explodir os índices de obesidade e doenças crônicas. Mas o que é comida de verdade?

Alimentação saudável é aquela que usa ingredientes frescos


Como começar essa mudança?

Há um ditado que diz que: “Ninguém escolhe ficar doente”. No entanto, as escolhas alimentares das pessoas estão caducando esse ditado. As pessoas estão escolhendo ficar doentes ao adotarem práticas alimentares ruins, baseadas em produtos industrializados. E uma escolha como essa se agrava muito com a idade. Como começar essa mudança?

Mudança de hábito começa antes de colocar a mão na massa


Como saber se o alimento é saudável?

Saber se o alimento é saudável é fundamental para aquelas pessoas que precisam comer fora de casa. Já sabemos que comida saudável é aquela que você mesmo faz e de preferência em casa. E quem precisa comer fora? Faz como? Há regras e informações que ajudam você nessa escola. A primeira ação é ler os rótulos.

Dê preferência a produtos in natura e minimamente processados


Comer bem na rua é um desafio

Para as pessoas que trabalham, comer bem na rua é um desafio que vai exigir, acima de tudo, disciplina e foco. O fast food é sempre uma opção que você encontra em cada esquina e sempre será uma opção duvidosa. Como fugir dos riscos da comida de restaurantes? Vai depender sempre das suas escolhas.

A principal recomendação é: evite o fast food


Dieta não é alimentação saudável

Muitos acham que as dietas são saudáveis. O fato é que quando você precisa recorrer a uma dieta é porque a alimentação saudável ficou perdida lá atrás. Dietas da moda, da revista feminina, do vídeo na Internet ou indicada por amigos são sempre arriscadas. A melhor dieta é a alimentação saudável. Até mesmo se você precisa perder peso.

A melhor dieta é a alimentação saudável


Seu restaurante te ajuda?

Quem precisa comer fora depende das suas escolhas de restaurantes. Por isso, uma opção inteligente é escolher aqueles restaurantes que te ajudam a manter uma alimentação saudável, que não vá se transformar em doenças no futuro. E como fazer isso? Essa é a base da proposta do Restaurante Saudável: ensinar os consumidores a escolherem bons restaurantes.

Você precisa escolher restaurantes que saibam o que é alimentação saudável


Por que as dietas da moda fracassam?

Basta uma rápida busca no Google e você vai encontrar centenas de dietas da moda. A verdade é que essas dietas fracassam por razões muito simples: a completa dissociação dessas dietas com o padrão alimentar dos brasileiros. Pense um pouco sobre isso: o restaurante que você frequenta entende o que é o padrão alimentar do brasileiro e consegue atender você em suas necessidades alimentares?

Cuidado com as dietas da moda