fbpx

Login

Culinária saudável

Um aspecto importante da alimentação saudável é o preparo de pratos com técnicas culinárias corretas. Você sabe o que são técnicas culinárias?

Técnicas culinárias são a maneira como os cozinheiros preparam a comida. Por exemplo: quando o cozinheiro vai fritar um bife, quanto óleo ele usa? Ao cozinhar legumes, ele usa vapor ou cozinha com água? Ao preparar um caldo de carne ou de legumes ele usa ingredientes frescos ou aqueles produtos em cubos ou envelopinhos?

A culinária é decisiva para a saúde

Mesmo bons ingredientes podem ser completamente estragados se forem preparados de modo incorreto. Você já tentou comer um bife preparado com muito óleo? Não é desagradável?

Um restaurante saudável deve ter uma equipe de cozinha treinada para cozinhar, assar, refogar, grelhar e, de vez em quando, fritar alimentos na temperatura e durante o tempo certo. Isso para que o resultado sejam pratos com sabor e nutrientes ao ponto da satisfação e da saúde dos clientes.

Desinformação leva a erros

Laurent Suaudeau, um grande chef francês radicado no Brasil, acredita que os graves erros de práticas culinárias no Brasil se devem à desinformação dos cozinheiros. Ele avalia que muitos cozinheiros não sabem a quantidade de gordura que precisam usar para fritar, por exemplo. E isso leva à produção de comida nociva para a saúde do consumidor.

E desinformação se combate com formação, educação, treinamento. Tudo o que a plataforma Restaurante Saudável está se propondo a fazer com a sua ajuda.

Objetivos do programa

Queremos orientar os consumidores sobre como observar a textura, o uso de temperos e modos de preparo que valorizam a riqueza dos alimentos. Assim as pessoas poderão valorizar mais aqueles restaurantes que usam práticas corretas, que não prejudicam a saúde dos consumidores.

O Chef Laurent assinala que muitos restaurantes ainda não utilizam equipamentos como fornos combinados, que produzem alimentos mais saudáveis. Eles combinam calor e vapor e cozinham vegetais e carnes praticam sem nenhum óleo, garantindo pratos mais saudáveis. Até a tradicional batata frita, que carrega gordura nociva em excesso, pode ser feita nesses fornos de modo saudável.

Na plataforma Restaurante Saudável o usuário vai aprender, por exemplo, qual é a aparência dos vegetais cozidos al dente, com textura firme e mais crocante, que conservam melhor os nutrientes.

O site e nosso aplicativo vão mostrar a importância de variar as receitas e o modo de preparo dos alimentos, para que se equilibrem as preparações mais pesadas e calóricas, com alternativas leves e também saborosas.

O objetivo é que você aprenda a identificar alimentos preparados de maneira inadequada para a saúde e ajude o restaurante a mudar suas práticas.

Chega de gordura trans

Outra coisa mais urgente é você identificar se o seu restaurante favorito usa gordura trans para frituras. O que é gordura trans? Leia o rótulo!

Se você encontrar a expressão: “Contém gordura parcialmente hidrogenada”, isso é gordura trans. Essa gordura já foi banida em alguns países e será proibida no Brasil a partir de 2023. E por que esperar 2023? O consumidor pode ajudar a acelerar esse processo estimulando seus restaurantes favoritos a eliminar esse produto nocivo à saúde.

Participe

O programa Restaurante Saudável incentiva você a escolher um restaurante que respeite a sua saúde. Cadastre-se em www.restaurantesaudavel.com.br e participe. Seja bem-vindo!

Voltar para a página Como Avaliar Um Restaurante.