fbpx

Login

Como avaliar um restaurante?

Como avaliar um restaurante?
Como avaliar um restaurante?

Se você acessou esta parte do site é porque está interessado em divulgar um restaurante que você considera saudável. Ou para incentivar outro restaurante a caprichar nas atenções com a saúde de seus clientes. Parabéns! É dessa forma que começamos um movimento que vai impactar o futuro da alimentação fora de casa.

Saiba que seu apoio é decisivo para estimular os restaurantes a realizar ajustes nos cardápios e operações em benefício da alimentação saudável para seus clientes.

Como avaliar?

Então, para avaliar um restaurante você começa criando um perfil no site. Só as pessoas cadastradas podem recomendar restaurantes ou fazer avaliação de restaurantes recomendados por outras pessoas. Clique aqui para acessar um vídeo curto sobre como se cadastrar no site.

Uma vez cadastrado, você pode adicionar um restaurante clicando em Adicionar Restaurante.

Adicionar é bem simples e não implica em avaliação alguma. Isso porque você apenas preenche alguns dados do restaurante. Por exemplo: nome, endereço, categoria, faixa de preço e então envia a informação. Além disso você pode até adicionar fotos estabelecimento, que você tira com seu celular. Essa foto é bem legal e ajuda as pessoas a identificar o estabelecimento. Clique aqui para ver um vídeo curto sobre como cadastrar restaurantes no site.

Perceba que esse cadastro vai ser analisado e, se estiver tudo bem, será rapidamente publicado como uma indicação sua.

Aí começa a parte da avaliação

Uma vez cadastrado, você pode voltar à página e avaliar o restaurante. Clique aqui para acessar um vídeo curto sobre como avaliar um restaurante no site. Ou então pode esperar para ver as avaliações que vão surgir. E como avaliamos um restaurante? Veja que para uma boa avaliação você precisa conhecer o local e observar o restaurante de acordo com os quesitos que estamos indicando abaixo.

Quais são eles?

  • Higiene e segurança dos alimentos
  • Qualidade dos alimentos e ingredientes
  • Ofertas para pessoas com necessidades especiais
  • Culinária saudável
  • Comunicação para a saúde

Higiene e Segurança dos Alimentos

Higiene e segurança dos alimentos
Higiene e Segurança dos Alimentos Servidos

Geralmente restaurantes com boas condições de higiene conseguem preparar servir alimentos saudáveis. Mesmo que a higiene de restaurantes seja normatizada e fiscalizada, se você é um usuário frequente pode fazer uma avaliação dessa condição e contribuir para a manutenção da boa higiene.

Claro que a maioria dos profissionais que preparam alimentos em restaurantes já seguem regras bastante satisfatórias. Algumas dessas regras são facilmente perceptíveis pelo consumidor. Mas outras regras requerem observação mais atenta ou mesmo especializada.

Comece visitando a cozinha

Lembre-se de que você tem esse direito garantido por lei e que os profissionais que trabalham corretamente se sentem muito bem quando podem mostrar a qualidade de seus trabalhos. Mesmo sem visitar a cozinha alguns aspectos relacionados a higiene podem ser facilmente observados pelos consumidores: a higiene das instalações, dos banheiros, dos talheres, de outros utensílios e ainda dos uniformes dos empregados.

Aspectos relacionados a segurança alimentar também estão bem definidos em leis e normas. Por exemplo: as temperaturas dos alimentos, os cuidados no armazenamento, cuidados na disposição dos alimentos para consumo no sistema self-service.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre como avaliar a Higiene e Segurança dos Alimentos de um restaurante.

Então, você vai dar de 1 a 5 estrelas para o restaurante em relação a “Higiene e Segurança dos Alimentos“. Sendo que 1 estrela significa baixa preocupação com esse quesito e 5 estrelas elevados cuidados com esse quesito.

Qualidade dos Alimentos e Ingredientes

Qualidade dos alimentos e ingredientes
Qualidade dos Alimentos e Ingredientes Servidos

É lógico que só ingredientes saudáveis vão contribuir para se produzir um prato saudável. Então, pense um pouco em coisas como alface, pepino, cenoura ou agrião.

E se esses ingredientes estão frescos vão gerar uma salada de aparência apetitosa, que atrai o interesse das pessoas. Assim, você ou outra pessoa são estimulados a consumir a salada, para bem do equilíbrio de sua alimentação.

Então, a qualidade dos alimentos e ingredientes é um fator importante para a alimentação saudável. Por isso, prestar atenção no que é oferecido é importante para a saúde. Mais importante ainda é evitar coisas que você percebeu que não estão em estado adequado de frescor ou conservação.

Se você vai avaliar um restaurante que usa com frequência, perceba se o uso de ingredientes adequados é algo constante. E faça uma avaliação objetiva desse quesito.

Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre como avaliar a qualidade de alimentos e ingredientes e também a variedade desses alimentos.

E depois das observações, você vai dar de 1 a 5 estrelas para o restaurante em relação a “Alimentos e Ingredientes”. Sendo que 1 estrela significa baixa preocupação com esse quesito e 5 estrelas alta preocupação com esse quesito.

Ofertas para pessoas com necessidades especiais

Ofertas para pessoas com necessidades especiais
Ofertas para pessoas com necessidades especiais

É fato que diferentes consumidores frequentam os mesmos restaurantes. Diabéticos, pessoas com alergia a glúten ou lactose ou ovo, hipertensos ou pessoas já diagnosticadas com problemas cardiovasculares, são alguns desses diferentes tipos de consumidores que passam por um restaurante todos os dias.

Por isso, oferecer alternativas para esses diferentes tipos de consumidor é demonstração clara de que o estabelecimento está orientado para uma alimentação saudável.

Como observar isso?

O cardápio tem alternativas para públicos diferentes? Há pratos para diabéticos? Existem opções para quem está fazendo dieta devido a hipertensão?

Algumas pessoas evitam consumir carnes associadas a leite ou manteiga. Nos casos de bifes fritos na manteiga, isso é informado a essas pessoas? Ou elas precisarão adivinhar ou perguntar?

O projeto Restaurante Saudável oferece até receitas para que seu estabelecimento possa construir esses cardápios alternativos. Clique aqui e veja as receitas especiais que estamos disponibilizando.

Você também pode clicar aqui para saber mais informações sobre como avaliar melhor este quesito.

E depois das análises você vai dar de 1 a 5 estrelas para o restaurante em relação a “Ofertas para pessoas com necessidades especiais”. Sendo que 1 estrela significa baixa preocupação com esse quesito e 5 estrelas alta preocupação com esse quesito.

Culinária saudável

Culinária saudável
Preparação dos alimentos cuidadosa e saudável

A culinária, ou o modo de preparar os alimentos, é um fator importante na produção de um prato saudável. Então, imagine um filé de frango frito em pequena quantidade de óleo que não está saturado, com toxinas, devido a elevada temperatura da frigideira. Ou mesmo legumes adequadamente cozidos, eles não perdem muitos nutrientes para a água do cozimento.

Nesse sentido, a maneira como os restaurantes produzem a comida também precisa ser considerada quando estamos avaliando se o restaurante tem páticas saudáveis. Por isso, além de observar ingredientes e ofertas especiais é importante analisar como o prato foi preparado.

Então, se você não tem grande experiência nesse assunto alguns de nossos vídeos podem orientá-lo rapidamente sobre o que é uma culinária saudável. Se você faz frequentes refeições fora de casa, você precisa conhecer esse tema para saber optar por alimentos preparados de forma adequada.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre práticas de culinária saudável e como avaliar um restaurante nesse quesito.

Você vai dar de 1 a 5 estrelas para o restaurante em relação a “Culinária Saudável”. Sendo que 1 estrela significa baixa preocupação com esse quesito e 5 estrelas alta preocupação com esse quesito.

Comunicação para a saúde

Comunicação para a saúde
Comunicação orientada para a saúde do consumidor

Os índices de diabetes tipo 2, hipertensão, câncer, e doenças cardiovasculares no Brasil só vão diminuir se a população adotar mais e mais uma alimentação saudável dentro e fora de casa.

Essa mudança de hábito ocorrerá se pudermos contar com informações e estímulos na direção correta.

Por isso, um restaurante realmente saudável vai investir em programas de comunicação para estimular as pessoas a pensarem na saúde quando se alimentam.

Comunicação para favorecer a saúde

Isso sem contar que a comunicação é fundamental para que as pessoas não consumam produtos ou alimentos que podem lhes causar danos.

Dessa forma, outro quesito a avaliar é se o restaurante tem uma comunicação pró ativa para a saúde. O estabelecimento informa sobre produtos que podem causar alergias?

Note que há pratos como um simples purê de batata que, em muitos lugares, é feito com leite. Isso é informado às pessoas? Produtos com glúten, com gergelim, com alho, todos esses ingredientes podem afetar a vida de alguém.

Então é muito importante tomar a iniciativa de disponibilizar essas informações para os usuários do restaurante.

Para além das questões alérgicas, os restaurantes orientam as pessoas sobre o que é uma alimentação saudável? Estabelecimentos com self-service, por exemplo, explicam qual seria a composição ideal de um prato saudável?

É claro que o estabelecimento não vai obrigar ninguém a compor um prato saudável e ainda assim pode, por meio de fotos, textos, panfletos ou mesmo pelo seu website orientar as pessoas sobre como montar um prato equilibrado e saudável.

Você também pode clicar aqui para conhecer detalhes sobre como avaliar este quesito.

Você vai dar de 1 a 5 estrelas para o restaurante em relação a “Comunicação para a saúde”. Sendo que 1 estrela significa baixa preocupação com esse quesito e 5 estrelas alta atenção prática com esse quesito.


Depois de analisar estes quesitos de forma criteriosa, o site vai calcular suas notas e juntá-las às notas dos outros consumidores. Isso vai gerar uma nota geral que vai mostrar como as pessoas enxergam o estabelecimento em relação aos quesitos de alimentação saudável da ABPASS.

Você poderá reavaliar o mesmo restaurante a cada 6 meses.

Em caso de dúvidas entre em contato!

Veja mais: