fbpx

Login

Alimentação e doenças crônicas

O ser humano precisa de alimentos para sobreviver. A maioria de nós faz três refeições por dia, sem contar o que comemos nos intervalos para satisfazer uma vontade do momento. Imagine então seu organismo recebendo a todo instante coisas nocivas para a saúde. Ao longo do tempo, essas coisas vão se transformar em doenças de difícil tratamento como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. Praticamente todas as doenças crônicas têm origem em problemas alimentares. Aqui você compreende melhor a relação entre a comida e as doenças crônicas e o que fazer para evitar um futuro sombrio, de privações, medicamentos e até internações.


Hábitos de consumo e doenças crônicas

Uma pesquisa do IBGE mostrou a diminuição do consumo de sal, açúcar e óleo e o aumento de consumo de alimentos processados e ultra processados. Isso significa que as pessoas estão cozinhando menos em casa. E explica a explosão das doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes.

4 vídeos que ajudam você a entender melhor essa relação


Alimentos ultra processados e obesidade

Há uma clara relação entre o consumo de produtos ultra processados como salsichas, pizzas prontas, sopas prontas, bolachas e o aumento dos casos de diabetes e obesidade. Isso impõe às pessoas que buscam uma alimentação saudável uma vigilância constante, inclusive no que diz respeito à alimentação fora de casa.